Cínica Flama
Unidade Suzano
Clínica Flama
Unidade Mogi das Cruzes
Cuide da sua saúde com um especialista
Perca peso e ganhe saúde consultando sempre um médico especialista para te orientar.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS MINERAIS

São substâncias de origem inorgânica que fazem parte dos tecidos duros do organismo, como ossos e dentes. Também encontrados nos tecidos moles como músculos, células sangüíneas e sistema nervoso. Possuem função reguladora, contribuindo para a função osmótica, equilíbrio ácido-básico, estímulos nervosos, ritmo cardíaco e atividade metabólica.

COBALTO

Funções
Constituinte da cianocobalamina (vitamina B12), essencial para a função normal de todas as células, particularmente as da medula óssea, sistema nervoso e gastrintestinal, regularizador no sistema neurovegetativo,regularizador da pressão arterial,melhora a micro-circulação.

Alimentos
Carne,leite,frutos do mar,grãos integrais,legumes,gema de ovo,peixes,fígado,repolho,lentilhas.

Indicação
Anemia desordens do sistema nervoso,hipertensão e hipotensão arterial,Insuficiência circulatório periférica, hipoglicemia,acrocianose,espasmos arteirias e dos pequenos vasos,taquicardias,cardialgias,,doença de raynoud,arterite dos membros inferiores,enxaquecas,angústia,disturbios psíquicos do tipo ancioso e particulamente antes e durante exames,etc.

Excesso
Superprodução de eritrócitos, hiperplasia da medula óssea, reticulocitose e aumento do volume sanguíneo.

CÁLCIO

Funções
Além de sua função na construção de ossos e dentes é essencial no crescimento,gravidez e lactação, o cálcio também tem uma série de papéis metabólicos: afeta a função de transporte das membranas celulares, influencia a transmissão de íons através das membranas de organelas celulares, a liberação de neurotransmissores, a função dos hormônios protéicos e a liberação/ativação de enzimas dentro e fora das células. O cálcio também é necessário para a transmissão nervosa e regulação do batimento cardíaco.

 

Alimentos
queijo, algas,feijão,sardinha,tofu,verduras, frutas secas,gema de ovo,germe de trigo,produtos lácteos,mariscos, ostras, repolho crespo, folhas de nabo, folhas de mostarda, brócolis.

 

Deficiência
Deformidades ósseas (osteoporose, osteomalacia, raquitismo); Tetania (espasmos musculares, paralisia parcial e local); Hipertensão;Consolidação de fraturas;cárie dentária.

Calcificação excessiva dos ossos e tecidos moles; Interferência na absorção de ferro; Falência renal; Comportamento anormal (psicose)

COBRE

Funções
O cobre é essencial para diversas funções orgânicas, como a mobilização do ferro para a síntese da hemoglobina, a síntese do hormônio da adrenalina, formação dos tecidos conjuntivos, antiinfeccioso,antiinflamatório,aumenta a resistência as infecções virais ou microbianas.Potencializa a ação dos antibióticos,estimula as supra-renais.

Alimentos
Fígado de vitela, frutos do mar, grãos integrais, legumes, levedura, nozes, chá, cacau,vinhas,especiarias (pimenta,curry), peixes,vegetais folhosas,legumes secos,cogumelos.

Indicação
Estados infecciosos agudos ou evolutivos,processos inflamatórios,vitiligo.

Excesso
Náusea, vômito, hemorragia gastrointestinal, diarréia, anemia hemolítica, cirrose hepática crônica, icterícia.

BISMUTO

Redução do uso de antibióticos. é o antiinflamatório da Orofaringe. Indicação: sinusites,dor de garganta,amigdalites,hipertrofia das adenóides,faringite. Alimentos: Não há

BORO

Preventivo,Diurético e Coadjuvante no tratamento  da celulite. Indicação: Obesidade,celulite,coadjuvante no tratamento estético,na massagem e drenagem linfática,na eliminação de líquidos,na menopausa.  Alimentos: Carne,leite,legumes,verduras folhosas,uvas,cenouras e maçãs.

CROMO

Essencial ao metabolismo dos lipídeos e glicídios.

 

Indicação:

Diabetes,doenças de nutrição,arteriosclerose,colesterol.

 

Alimentos:

Óleos vegetais,cevada,milho,nozes,maçãs,alface,batata,agrião,cogumelos,cebola,ovov caipira,brócolis,fígado bovino,peixe,cereais integrais, carne,marisco,açúçarmascavo,algas,cogumelos,levedo de cerveja,mexilhões,banana.