Cínica Flama
Unidade Suzano
Clínica Flama
Unidade Mogi das Cruzes
Cuide da sua saúde com um especialista
Perca peso e ganhe saúde consultando sempre um médico especialista para te orientar.

RECEITAS DE MOLHOS DA DIETA HIPOSSÓDICA

Receitas de molhos da dieta hipossódica, para serem servidos com pratos quentes ou saladas

(número de porções: 10)

Molho 1: Vinagrete

1 copo de azeite, 2 copos de vinagre, 1 cebola picada, 2 tomates picados, 1 colher de pimentão picado, 4 colheres de sopa de cheiro verde picado, orégano à gosto.Misturar todos os ingredientes e servir.

Molho 2: Tomate

10 tomates maduros picados, 2 cebolas picadas, 1 dente de alho, 4 colheres de sopa de cheiro verde, 4 folhas de louro, 5 colheres de sopa de azeite. Refogar todos os ingredientes, deixar cozinhar em panela tampada e servir.

Molho 3: Pimentão

Receita de molho de tomate e acrescentar 1/3 de pimentão verde , 1/3 de pimentão amarelo e 1/3 de pimentão vermelho picados e sem sementes. Deixar cozinhar e servir com os pedaços ou depois de cozido bater no liquidificador e servir.

Molho 4: Manjericão

Receita de molho de tomate e acrescentar 4 colheres de sopa de manjericão, deixar cozinhar e servir.

Molho 5: Hortelão 1

Suco de 4 limões, 1 copo de azeite, ½ copo de hortelã.Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir.

Molho 6: Hortelã 2

2 copos de iogurte natural, 1 copo de hortelã picada, suco de 2 limões, 2 colheres de sopa de salsa picada.Bate rapidamente no liquidificador 1 copo de iogurte com ½ copo de hortelã , misturar o restante dos ingredientes, mexer e servir.

Molho 7: Iogurte

2 copos de iogurte natural, suco de 1 limão, 4 colheres de cheiro verde picado, noz moscada e orégano a gosto. Misturar todos os ingredientes e servir.

Molho 8: Amarelo

2 copos de vinagre, 1 copo de azeite, 1 dente de alho, 1 cebola, 5 dentes de cravo, 3 folhas de louro, 1 colher de chá de nos moscada, 1 colher de sobremesa de colorau, 2 colheres de sobremesa de cheiro verde. Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir .

Molho 9: Ervas

Cheiro verde, orégano, hortelã, manjericão, alecrim, coentro, vinagre, suco de limão, azeite, tudo à gosto. Bater tudo no liquidificador e servir.

Molho 10: Pesto

5 colheres de sopa de manjericão, 4 dentes de alho, ½ copo de azeite. Bater tudo no liquidificador e servir.

Molho 11: Picles

200g de pepino, 200g de cenoura, 200g de couve-flor, 200g de nabo, 2 cebolas, 1 dente de alho.Lavar todos os ingredientes ao fogo com pouca água, para uma breve fervura, escorrer bem. Colocar em um vidro, juntamente com 1 litro de vinagre, 1 colher de sopa de açúcar, orégano à gosto e fechar bem o vidro. Deixar curtir por 15 dias e servir.

Molho 12: Alho-poró 

1 talo de alho-poró picado, 1 cebola picada, a colheres de salsa picada, 1 copo de azeite, 1 tomate sem pele e sem semente. Refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente o tomate e salsa e sirva.

Molho 13: Salsão 

Suco de 4 limões, 4 colheres de sopa de cheiro verde picado, ½ cebola picada, 1 talo de salsão picado, 1 copo de azeite, ½ copo de vinagre, orégano à gosto. Misturar todos os ingredientes e servir.

Molho 14: Alecrim

1 cebola ralada, 2 colheres de sopa de salsa picada, 4 colheres de sopa de margarina sem sal, 1 ½ de água, 1 colher de sobremesa de maisena, 1 colher de sopa de alecrim. Refogar a cebola com a margarina e acrescentar a maisena diluída na água e o alecrim. Deixar encorpar, misturar a salsa e servir.

OBS: TODOS OS MOLHOS DEVERÃO SER FEITOS SEM SAL.

Dra. Dirce H.T. Obata
Nutricionista - CRN: 0769